©2016 - Todos os direitos reservados à Point Informática 
Rua Dr. Silveira Brum, 86-Sala 204 Centro - Cep 36880-000 - Muriaé/MG

  • facebook-square
  • google-plus-square
Visitantes

A importância do DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício na Indústria de Confecção.

May 19, 2016

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese financeira das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.

 

Embora seja elaborado anualmente devido às obrigações legais de divulgação, em geral o demonstrativo é gerado também mensalmente para fins administrativos e gerenciais, sendo uma das mais poderosas ferramentas de análise para os gestores de uma empresa.

Estrutura de um DRE

O DRE pode ser gerado com dados contábeis ou gerenciais, mas sempre obedecendo ao princípio doRegime de Competência. Com base neste princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na data em que ocorreram, independente da data de recebimento ou pagamento.

Resumidamente, o DRE de uma empresa é estruturado da seguinte maneira:

 

 

O DRE é formado de maneira lógica e sequencial, tornando de fácil leitura até mesmo para os gestores sem formação financeira.

Este é um exemplo de como o relatório pode ser estruturado pela empresa, porém como já dissemos antes, este é um relatório gerencial, ou seja, as empresas podem adicionar ou mesmo excluir linhas, de acordo com suas necessidades.

Objetivos do DRE

Seu principal objetivo é detalhar cada passo que compõe o resultado líquido da empresa em um exercício através do confronto das receitas, custos e despesas apuradas, gerando informações significativas para tomada de decisão.

O DRE auxilia tanto na avaliação desempenho geral da empresa, quanto na análise de eficiência dos gestores em obter resultado positivo em suas áreas.

O mais importante é que o DRE é elaborado de uma maneira sequencial e lógica (receitas, menos as deduções, custos e despesas), o que permite até mesmo gestores não financeiros interpretarem facilmente as informações e entenderem como está sendo composto o lucro líquido da empresa e claro, o que fazer para melhorá-lo.

Importância do DRE na gestão empresarial

Juntamente ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial, o DRE é um dos três relatórios indispensáveis para gestão e um procedimento de suma importância para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o tamanho ou área de atuação.

Com ele a empresa pode avaliar sua capacidade de geração de riqueza (lucro) e quando necessário, realizar modificações na administração para melhorar os resultados. Quando a DRE retrata a real situação da empresa, torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência, e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.

E por ser um relatório bastante detalhado e ao mesmo tempo intuitivo, o DRE fornece aos administradores e gestores importantes elementos, fundamentais para tomada de decisão. Sem estas informações, a avaliação da verdadeira situação da empresa fica muito mais difícil, comprometendo inclusive a tomada de decisões estratégicas.

Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square